Muitos se falam que o brasileiro é um povo empreendedor, de certa forma, não está errado, mas infelizmente vivemos uma triste realidade que para cada 10 empresas abertas, mais da metade não sobrevive aos primeiros 05 anos de vida. 

Isso ocorre na maioria dos casos por falta de planejamento, conhecimento do mercado e organização financeira, pois de nada adianta ter muitos clientes se você empreendedor não sabe fazer o gerenciamento da sua demanda. 

É com base nessa realidade que trago um roteiro de forma simples e objetiva de como abrir um negócio com chances de sucesso. 

1- 0 PLANEJAMENTO

Você está falando algo óbvio, mas pelo número de empresas que fecham nos 02 primeiros anos, que o IBGE e Sebrae trazem fica claro o quanto essa etapa tão importante é negligenciada. 

Para um bom início desenvolva um plano de negócio, engana-se quem pensa que esse instrumento é apenas para grandes empresas. Esse será o seu mapa na construção do seu negócio, seja ele físico ou digital. 

Fica a dica: o Sebrae tem disponível no seu site o manual de como elaborar um plano de negócio e uma ferramenta online gratuita para criar um plano de negócios com o PNBOX.

O plano de negócio é o documento que vai apresentar os objetivos e  quais passos para que sejam alcançados, identificar e minimizar eventuais erros que podem prejudicar a evolução do seu negócio. 


1.1- ANÁLISE DE MERCADO


Pesquisa de mercado: por meio deste mecanismo poderá conhecer o perfil do seu cliente ideal; conhecer seus concorrentes pontos fortes e fracos; dimensionar o mercado para o seu serviço ou produto; definir de forma mais assertiva seu público alvo.

Cliente: tenha em mente que o cliente ao comprar algo ele está buscando uma solução para o seu problema.

Características Gerais:

  1. Pessoas físicas: faixa etária?mulheres ou homens?; escolaridades?família grande ou pequena?; faixa de salário? onde moram?
  2. Pessoas jurídicas: qual seu ramo? Quais produtos ou serviços oferecidos?; quantos empregados possuem?tempo de atuação no mercado? área de abrangência? capacidade de pagamento?; imagem no mercado

Interesses e comportamentos

Como decidem pela comprar

Onde está o seu cliente?

Ainda que seu cliente esteja na internet identifique quais plataformas se identifica mais, não adianta investir no instagram se o seu público está em massa no facebook, ou vice-versa, ou em outras plataformas.

Concorrência

A partir dessa análise busca modelar seu serviço/produto com diferenciais que atraia o público a conhecer e escolher  seu serviço/produto.

Fornecedor: caso seu negócio precise busque pelo menos 03 fornecedores, analise: preço, condições de pagamento; qualidade; prazo de entrega. Isso é primordial para determinar o investimento inicial e despesas. 

Para essa etapa é interesse que monte uma agenda de trabalho para desenvolver as 03 etapas da análise de mercado de preferência, conclua uma para iniciar e outra, essa etapa é muito importante para o desenvolvimento do seu negócio a longo prazo. 

1.3 -MARKETING

Descreva o  que será ofertado:

No caso de empresas online é interessante investir num bom site que seja intuitivo e de fácil acesso ao cliente, tenha botões que facilite que o cliente entre em contato com você.

Para produtos online busque por uma plataforma de vendas que se adequa a sua realidade, atualmente temos diversas no mercado, que prestam esse serviço. 

Ainda que vá fazer venda pelo seu instagram precisa se organizar e observar as políticas da plataforma para não correr o risco de ter a conta bloqueada ou até mesmo banida, o que tem ocorrido com certa frequência e não importa de se tem muitos ou poucos seguidores. 

Divulgação: como irá divulgar seu produto/serviço (tráfego orgânico/pago; email marketing; remarketing) essas ações requer custos. 

Oferta: quais as formas de entrega do produto ou serviço.

Preço: para definição deve ser avaliados os seus custos diretos, fixos e variáveis, os valores praticados pela concorrência, tenha em mente que no início nem sempre será possível trabalhar com uma margem lucrativa muito grande, buscar o equilíbrio será necessário, faça teste para conhecer o mercado, a aceitação, viabilidade do produto ou serviço e vá fazendo as adaptações necessárias, mas nunca determine um o valor do seu produto de forma aleatória sem um estratégia traçada para o momento vivido pelo seu negócio, pois precificar um produto/serviço consolidado e totalmente diferente de um novo produto que será testado no mercado. 

Não trabalhe com margens exorbitantes de lucro e nem pague para trabalhar para encontrar esse equilíbrio conheça seu negócio. 

1.4- FINANCEIRO 

Antes de iniciar um negócio é importante que faça tenha uma reserva de emergência de no mínimo 12 meses do seu negócio, que seja capaz de cobrir todas as despesas independentemente do faturamento esperado, pois por mais que nos esforcemos para que o negócio seja um sucesso, nem sempre ele irá trazer lucros de imediato. 

Para que possa montar sua reserva financeira énecessário que faça um tenha detelhadamente todos os gastos fixos que terá com a empresa (energia, água, telefone,impostos, aluguel, contador, internet, equipamentos) e ainda faça uma previsão de gastos extras, e também previsão de receitas, saber essas informações te dá previsibilidade e viabilidade do seu negócio.  

Separe as contas pessoais da empresa, ainda que não tenha registrado sua empresa. Atualmente temos diversos bancos digitais que não possuem taxas, na qual o empreendedor pode abrir com o seu CPF e passar a usar como conta exclusiva da sua empresa.

O progresso da sua empresa depende de ter controle e conhecimento sobre o seu financeiro, de nada adianta ter muitos clientes um faturamento de milhões e não saber para onde está indo e no final do mês apenas pagar as contas e não saber identificar o que foi receita, despesa e lucro. 

Aproveite o início para criar uma rotina de organização financeira quando decolar será muito fácil para gerir e delegar. 

Dica: Monte uma planilha simples no excel com todas as despesas e receitas mensais, à medida que for crescendo vá evoluindo, mas não deixe de acompanhar o seu financeiro. Na internet temos diversos modelos que podem ajudar.

2.0 – Legalizando sua empresa

Legalizar sua empresa não se resume a criação de um CNPJ e registro na Junta Comercial ou outro órgão competente, pois é necessário entender os tipos de empresa que o seu negócio será enquadrado e o regime tributário mais adequado, pois um enquadramento errado pode gerar muitos prejuízos e algumas vezes quebrar uma empresa. 

Nessa etapa é importante ter o apoio de um contador que entenda o seu negócio para que possa lhe auxiliar, pois erros nessa etapa de registro da empresa irá atrasar o processo ou até mesmo gerar prejuízos futuros.

2.1 – Definição da atividade empresarial 

Será definido qual será o ramo de atuação da empresa, na qual alguns podem exercer várias atividades e outros não. 

O uso correto do CNAE para empreendedores do mercado digital é muito importante, pois a maioria das novas profissões desse mercado ainda não foram codificadas, o que se faz necessário uma análise das atividades exercidas do empreendedor para que seja feito o enquadramento correto nas codificações existentes. 

O enquadramento errado pode acabar com o seu negócio antes dele mesmo começar, não pense que a receita não sabe, ela  está somente esperando um momento mais apropriado para aplicar a multa. Ex:  Gestor de tráfego não pode ser MEI, mas tem muitos gestores usando codificação de MEI, procure o quanto antes regularizar seu enquadramento.

2.2 – Tipos societários

2.3 – Regime Tributário

O enquadramento tributário correto irá fazer toda a diferença nos pagamento dos impostos.

A tributação de uma empresa optante do Simple nacional é diferente de uma não optante que é diferente do MEI, mas não é você empreendedor que decide em qual irá se adequar a qual regime tributário.

2.4 – Registro do Contrato Social e NIRE

O contrato social é o documento que determina o momento que a sociedade está sendo 

constituída, que é levado para ser registrado na Junta Comercial ou outro órgão competente para a regularização da empresa perante a terceiros. Temos algumas cláusulas obrigatórias:  Nome empresarial; objeto social; sede social; duração; integralização do capital social; definição das quotas; administração e administradores; participação dos sócios nos lucros e perdas e foro. 

Algumas juntas comerciais disponibilizam um modelo online que pode ser usado, mas caso tenha dúvida busque a orientação de um advogado que entenda do seu negócio, uma vez que erros nessa etapa podem prolongar a abertura do seu negócio.

2.5 – CNPJ e Inscrição Estadual/Municipal

Atualmente o processo de requisição do CNPJ é totalmente online, no site da receita, alguns estados possuem convênio que possibilita a emissão da inscrição estadual juntamente com o CNPJ. A inscrição municipal é obrigatória a todas as empresas e devem requer na secretaria de fazenda dos municípios.

2.6 – Alvará de funcionamento

É a licença que permite o funcionamento da empresa necessário verificar no seu município quais as regras de liberação.  

Para o Microempreendedor Individual atualmente estão dispensado de solicitar alvará de funcionamento da prefeitura precisa apenas fazer a solicitação de dispensa no site do governo: https://www.gov.br/empresas-e-negocios – empreendedor – serviços para MEI – Dispenda de Alvará e Licença. 

Nessa etapa de legalização da empresa você terá custos de registros nas juntas comercias, na qual o valor muda em cada estado e alguns caso é obrigatório a contratação de um contador para que seja feita a escrituração, por isso é importante entender o estágio que irá iniciar seu negócio.

CONCLUSÃO

O objetivo desse texto não é esgotar o assunto, mas mostrar que é possível abrir sua empresa e minimizar os riscos, desde que se organize para entender que uma empresa vai muito além de simplesmente vender um produto ou seu serviço, o que irá determinar o sucesso é o fracasso do seu negócio são sua atitudes de planejar cada passo antes dela iniciar. 

Planejamento e execução andam juntos e no decorrer da caminhada sempre teremos ajustes, mas a diferença é que sabemos quais serão necessários serem feitos, não faremos uma loteria do acho que isso pode ser feito e pode ser que dê certo. 
Prevenir é sempre melhor e mais barato do que remediar.

Se precisa de ajuda para entender melhor o contexto que você se encontra, aqui estão soluções que podem te ajudar no processo.

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