Recentemente tivemos a polêmica com a influenciadora digital Boca-Rosa quando foi divulgado no seu stories a sua rotina de trabalho de postagem, muitos a criticam como sendo uma farsa, mas não é isso, ela somente demonstra o quão leva a sério o seu trabalho, e são esses detalhes que a fazem ser uma profissional cotada por empresas para o seu nicho de atuação.
Os bons profissionais da área movimentam milhões e são capazes de impulsionar negócios, uma vez que hoje as pessoas buscam se conectar com outras pessoas e histórias reais, e não apenas com marcas frias.
É muito mais fácil uma pessoa comprar algo influenciado por uma personalidade que ela acompanha e está a frente de uma ação publicitária de um produto ou serviço, do que algo que tenha a publicidade feita por um artista que nunca fez conexão com o dia a dia daquela pessoa.
Diante de tantas oportunidades que o mercado oferece aos influenciadores digitais, é necessário tomar alguns cuidados jurídicos que ajudam a solidificar os serviços prestados pelo influencer digital.
Pontos importantes que devem ser observados:
- Abra uma empresa. Isso demonstra profissionalismo. Dificilmente uma empresa irá aceitar fechar um bom contrato com Pessoas Físicas. Lembre – se: influenciador digital não pode ser MEI;
- Ao ser contactado por um prospecto, apresente um orçamento com o prazo de validade de 10 a 20 dias;
- Defina as redes sociais que serão utilizadas;
- Como será entregue a campanha de publicidade e marketing: via internet, por meio de vídeos, posts, stories, reels ou tik tok. Quanto mais detalhado melhor, ex: vídeo será feito no praia com determinadas roupas e cores, etc…
- quantos videos e onde será publicado;
- quantos stories, reels, post e qual rede;
- frequência de publicações por semana;
- Impulsionamentos: sempre deixe claro no contrato a possibilidade de impulsionamento ou não do conteúdo pela Contratante e como pode ser feito posteriormente caso haja interesse pela Contratante;
- Roteiro:
- prazo mínimo de entrega do vídeo pela contratada a contratante, para aprovação;
- após a aprovação caso seja solicitado a regravação ou alteração indicar se haverá a necessidade de pagamento adicional ou não;
- indicação de prazo de silêncio, quanto ao roteiro, por parte da contratante entende-se que o mesmo foi aprovado, para realização do vídeo;
- Remuneração será por: stories, pacote, entrega; data e forma de pagamento; previsão de multa, juros legais e mora, o índice utilizado para a correção monetária.
- Permuta: é uma forma de pagamento por produtos e relativamente usado nesse mercado, mas ainda sim, o ideal é que indique que o serviço custa tanto e será pago por meio de X produtos.
- Permanência de post e vídeos: estabelecer um prazo razoável é sempre recomendado, pois em algum momento pode não fazer mais sentido para o influenciador está ligado a determinada, por vários motivos de ordem pessoal e profissional.
Dica: No mundo dos influenciadores é muito comum ganhar “presentes” de marcas diversas voltadas para o seu nicho ou não. O fazem com o intuito que o mesmo faça divulgação. Fica a RESSALVA de não fazer divulgação de produtos e serviços do seu nicho, ainda que não haja incompatibilidade com contratos vigentes, pois esse é o seu trabalho e irá demonstrar que não conhece o valor real do seu trabalho.
Esses são alguns passos que deve ter em mente para um bom contrato, na qual as partes podem chegar num denominador comum e serem beneficiadas no negócio proposto.
Quanto mais entender das suas redes sociais e seu poder de influenciar, melhor será o seu alinhamento com os potenciais clientes/parceiros. Lembre-se de todo o seu trabalho e tempo despendido para gerar conexão com o público.